Incentivando a imaginação

Confira a importância de potencializar este aspecto nos processos educacionais

É na infância que as ferramentas de construção do ser começam a desenvolver-se e a imaginação é um instrumento poderoso neste processo. É tempo de explorar o mundo, aprendendo as coisas pela experimentação e crescendo emocionalmente. Estimular a imaginação infantil é fundamental para a aprendizagem. Promove a melhora cognitiva e social. Quando crianças utilizam a imaginação estão lapidando a criatividade, curiosidade e empatia. Além do mais, esta ferramenta é capaz de ajudar a lidar com desafios e resolver problemas. Como pais, professores e escola podem ajudar neste processo?

1. Incentivar a leitura

Por meio de narrativas que trabalhem histórias divertidas e com mundos ricos em detalhes, crianças acessam a diferentes imaginários e aprendem com personagens e suas experiências. Esta é uma forma, também, de ajudá-los a criar suas próprias histórias. Incentivar a contação de histórias e dramatização de contos é uma opção interessante para potencializar o vocabulário e a compreensão dos espaços sociais e do mundo.

2. Fazer passeios diferentes

Planejar passeios especiais a lugares diferentes ou experiências educativas ao ar livre é uma excelente forma de estimular a imaginação. Visitar parques, fazer um acampamento, conhecer museus os ajudará a descobrir diferentes possibilidades de interação e expressão. Atividades ao ar livre, também, são ótimas oportunidades para que crianças explorem o mundo natural. Caminhadas, observação de animais e plantas, piqueniques renderão boas experiências imaginativas.

3. Incentivar trabalhos manuais

Crie espaços diferenciados para trabalhar com os pequenos a arte do desenho, colagem, modelagem, pintura e outras atividades que incentivam criatividade ou imaginação. Esta é uma forma de permitem que experimentem técnicas e materiais diferentes e imaginem mundos próprios. Uma brinquedoteca também pode contemplar jogos de tabuleiro em grupo, ou outras brincadeiras que utilizem a mímica ou colaboração em equipe. Lembre-se de tornar o espaço acolhedor e confortável, pois o objetivo é fazer com que as crianças sintam-se livres para explorar e criar.

4. Fazer atividades musicais

Ouvir música ajuda a melhorar a compreensão e imaginação. Principalmente quando as canções contam histórias ou refletem sobre situações. É uma ótima forma de despertar curiosidade além de ensinar sobre diferentes culturas, estilos musicais, ritmo e harmonia. O contato com a música também potencializa um desenvolvimento cerebral mais amplo, facilitando o contato da criança com outros conhecimentos e campos do saber.

5. Criar experiências sensoriais

A imaginação está ligada aos sentidos – tato, visão, paladar, olfato. Proporcionar oportunidades de aprendizado e interação que estimulem estes aspectos é enriquecedor, afinal a primeira forma de experimentar o mundo acontece por meio da sensação. Realizar trabalhos com massa de modelar, ou tintas, criar uma aula de culinária, fazer projetos de ciência que necessitem dos sentidos para a realização podem ser opções interessantes. Ainda mais se forem realizadas em grupo, possibilitando que as diferentes experiências dos alunos entrem em interação.

Se você perceber que seus alunos estão inventando histórias para brincadeiras com amigos, ou demonstrando curiosidade sobre diferentes assuntos ao fazer perguntas, este é um excelente indicativo que suas ideias para desenvolver a imaginação tiveram sucesso. A ideia é trabalhar em conjunto (escola e famílias) para que estas experiências sejam interessantes e enriquecedoras. Sempre tendo em mente que o recurso da imaginação precisa ser utilizado de forma saudável. Que tal experimentar novas ideias neste ano?

Veja também: