Como melhorar a interpretação de texto?

Confira algumas dicas para otimizar tempo e potencializar apreensão

Entender rapidamente o que um texto quer dizer – seja ele simples ou complexo – é uma dificuldade de muita gente. Interpretar textos, por outro lado, é habilidade cobrada nas escolas, em provas seletivas, oportunidades de trabalho, etc. Muitas vezes, o indivíduo precisa ler o texto três ou quatro vezes para finalmente apreender a informação ali contida. Saiba que esta não é uma dificuldade rara, e é possível aprender técnicas para melhorar esta atividade com sucesso.

A leitura é uma ferramenta poderosa para ampliar o mundo e gerar oportunidades. Mas quando ela se torna um fardo, é difícil cultivá-la e aprimorá-la. Acompanhe algumas dicas para vencer o desafio da interpretação de texto e melhorar, também, sua escrita.

1. Não se assuste com o tamanho: Nunca se amedronte com o tamanho do texto. Em geral, em provas seletivas, os textos tendem a ser maiores. Ainda assim, o tamanho é de pouca importância se você for capaz de ir captando as ideias desenvolvidas em cada pequeno trecho da leitura. Encare com coragem, independentemente do tamanho do material ou tempo que a leitura exigirá.

2. Sem desespero ao encontrar termos desconhecidos: Ao encontrar palavras que não conhece, não fique desesperado. Muitas vezes, ao continuar a leitura, o sentido se tornará claro. Posteriormente, você pode procurar o termo em um dicionário ou mesmo no google. A partir daí, é só agregar o novo termo ao seu vocabulário!

3. Fragmente o texto em pequenos pedaços: Se tiver dificuldade de guardar o conjunto de ideias que estão sendo desenvolvidas no texto, fragmente a leitura. Leia um ou dois parágrafos e anote (em tópicos) o que foi dito ali. Faça isto no restante do texto e com o tempo, o exercício se tornará mental e automático. Esta é uma excelente forma de potencializar a compreensão de textos mais complexos. Outro detalhe importante, para adquirir fluência na leitura e interpretação, será preciso fazer releituras sem preguiça. Até chegar ao ponto em que reler várias vezes um texto não seja mais necessário.

4. Exercite a leitura de textos complexos: Acostume-se a ler textos mais complexos. Escolha um dia na semana para ler um artigo científico ou um material de literatura com escrita mais elaborada. Isto o ajudará a ter agilidade na interpretação quando se deparar com textos longos e que contenham pegadinhas de interpretação em provas, por exemplo. Faça planos para ler, pelo menos algumas vezes no ano, textos mais filosóficos e que exigem bastante atenção e articulação do raciocínio no entendimento. A cada dia será mais fácil ler e entender rapidamente.

5. Crie resenhas e resumos: Uma dica importante é resumir em tópicos as leituras feitas ou escrever uma pequena resenha que sintetize o conteúdo acessado. Quando escrevemos a partir de nossa memória e compreensão, as ideias apresentadas em outros textos ficam mais claras e o aprendizado se solidifica na memória. Também será mais fácil explicar o conteúdo a outros ou traduzi-lo em uma redação de sua autoria. Com o tempo, este exercício será automatizado na mente e, rapidamente, você entenderá e expressará as ideias aprendidas.

6. Leia no papel: No início, dê preferência para a leitura no papel. Ela é mais agradável e a apreensão também é melhor. Atualmente, com conteúdos disponíveis no computador, celular ou tablets e a cobrança por uma leitura rápida, a interpretação de texto é comprometida. Estudos demonstram que pessoas que leem histórias no Kindle (dispositivo de leitura digital), por exemplo, tem mais dificuldade de lembrar os eventos narrados que aquelas que acessaram ao mesmo material em sua versão impressa. Para começar a melhorar sua apreensão do que é lido, opte por fazer exercícios com papel. Depois que já estiver bem treinado, pode se render aos conteúdos digitais.

Lembre-se: ler aumenta o vocabulário e, consequentemente, sua capacidade de escrever melhor e mais rápido. Exercícios como palavras-cruzadas ou jogos de memória são ótimos para ajudar a potencializar este aspecto de seu aprendizado. Com mais palavras no seu arsenal mental, entender os conteúdos também se tornara uma tarefa mais rápida e agradável. Que este ano seja o ponto de partida para novas experiências com a leitura e o aprendizado!

Veja também: