Dicas práticas para tornar as aulas mais dinâmicas, acessíveis e divertidas
Se já era difícil manter uma criança atenta em sala de aula, imagine agora com o ensino acontecendo de forma remota! A dificuldade dobrou. Do outro lado da tela, o professor não controla o ambiente que cerca a criança e, às vezes, pode ser difícil competir com distrações que roubam a concentração.
Larry Rosen, professor da Universidade Estadual da Califórnia, desenvolve pesquisas sobre psicologia, tecnologia e capacidade de concentração. Para o professor, o tempo médio de atenção que pessoas adultas conseguem manter é de apenas de 8 minutos. Nas crianças, então, os números caem para um intervalo entre 3 e 5 minutos. Por isso, não é raro que, nas aulas a distância, o professor sinta que está falando sozinho.
O que fazer para alcançar melhores resultados neste contexto? Uma aula que se foque em interação dinâmica, com um conteúdo interessante e variadas formas de abordagem pode ser o diferencial para manter crianças com o olho na tela. Confira algumas dicas para potencializar sua prática, ainda que o espaço da sala de aula tenha se tornado virtual.
1- Aula não é monólogo
Uma aula longa, expositiva, com o professor falando sozinho todo tempo? Isto é coisa do passado! Além de esta alternativa não ser benéfica pedagogicamente, o processo de aprendizagem requer, essencialmente, diálogo. Procure desenvolver formas de interação durante a apresentação dos conteúdos, momentos em que o aluno sinta necessidade de fazer intervenções. Assim, o conhecimento é construído conjuntamente e passa a ter especial importância para os estudantes. Mesmo que seus alunos sejam mais reservados, estimule-os a falar. Provoque interações, chame-os pelos nomes para a conversa, contextualize o conteúdo dentro de aspectos cotidianos do grupo. Isto cria um ambiente em que as crianças se sentem à vontade para participar.
2- Capriche no conteúdo
Mesmo que o objetivo seja fugir de aulas enfadonhas e longas, é preciso considerar a importância de tratar o conteúdo de forma consistente. Nada é mais satisfatório para um professor que a sensação de ter ministrado uma aula interessante para o grupo de estudantes. Portanto, prepare-se com antecedência, estude bem o conteúdo, fique de olho em novidades sobre os temas que podem ser inseridas no processo educacional. Busque apresentar os conceitos em pelo menos duas formas diferentes e sempre agregue atividades práticas e lúdicas ao final de cada etapa explicativa. É importante também, separar a parte conceitual da aula em pequenas pílulas alternadas com momentos mais descontraídos. Não se esqueça que o tempo de concentração infantil é curto.
3-Inove nas opções lúdicas
Fique atento para experimentar diferentes maneiras divertidas e visuais de apresentar o conhecimento. De acordo Vygotsky – psicólogo e pesquisador pioneiro no desenvolvimento intelectual de crianças – o lúdico está entre as ferramentas mais eficazes de transmissão da informação na infância. Volte-se para atividades que produzam reflexão, mesmo no ato da brincadeira. Uma pedagogia que transforma o conteúdo em algo palpável e divertido pode ultrapassar, de forma inesperada, qualquer dificuldade cognitiva apresentada pelo grupo.
4-Se aproxime da linguagem deles
Cada professor tem um estilo peculiar. Uns são mais descolados, outros mais sérios. No entanto, a relação entre mestre e aprendiz não precisa se restringir a formatos engessados. Dialogue com seus alunos em uma linguagem acessível, sem formalidades rigorosas. Se esforce para entender como funciona o mundo dos pequenos. Vez ou outra faça referência a um “meme” e, de repente, arrisque-se com uma gíria. Você não precisa perder seu estilo, mas se encoraje para sair da zona de conforto.
Parabéns!
Embora o ensino remoto tenha se mostrado um grande desafio, sabemos que você se esforça ao máximo para entregar o melhor aos alunos. Estas são apenas algumas dicas de como enriquecer a interação com crianças no espaço da aula. Mas o importante é ficar atento a novas experiências, descobertas e iniciativas que procurem potencializar o ensino, ainda que em uma situação tão adversa como a que estamos vivendo. Boa sorte e boa aula!