Esse profissional desempenha diversas funções elementares para que os resultados da escola sejam os mais positivos
São muitos os componentes que contribuem para o sucesso de uma escola. Quase todos rondam a atuação de pessoas. É a humanização dos processos de ensino-aprendizagem que contribui para que os resultados sejam efetivos e façam a diferença na vida de todos os envolvidos na construção de uma sociedade mais justa, consciente e igualitária para todos.
E o papel do coordenador pedagógico nesse contexto é fundamental para manter um rumo de sucesso para todos os envolvidos nesse processo. Nada é fórmula matemática! Sabemos que cada situação, cada pessoa, cada educando e cada educador tem suas personalidades. Essa percepção por parte do coordenador é essencial para práticas realistas em sua comunidade escolar. Por isso, separamos quatro atribuições indispensáveis desse profissional. Confira:
1 – Guia dos professores
É claro que os professores têm autonomia e suas formas pessoais de trabalho junto aos estudantes, que precisa ser respeitada. Mas muitas vezes há diagnósticos mais amplos e outros muito específicos que, por diversos fatores, passam despercebidos. É atribuição do coordenador dar esse norte, conduzindo os trabalhos professorais e também ouvindo para entender e encontrar os melhores caminhos para que a educação seja eficiente e transformadora.
2 – Teoria X prática
São muitas as propostas e projetos pedagógicos sistematizados para o trabalho junto aos alunos no ano letivo. É claro que a prática muitas vezes é diferente das programações planejadas. Diferentes coisas acontecem ao longo da jornada. Mas é importante também seguir as propostas, orientações científicas, de especialistas e também dos currículos instituídos. O coordenador precisa estar atento a como todas essas idealizações estão sendo praticadas, dando suporte e guiando o trabalho do professor.
3 – Comunicação
A falta de comunicação eficiente é talvez um dos maiores problemas enfrentados pela gestão escolar. E isso dentro de um contexto no qual somos cercados de possibilidades práticas e tecnológicas para eficiência nesse diálogo é praticamente inaceitável. O coordenador tem que atuar para facilitar o contato entre a gestão escolar, o professor, o aluno e também os pais, minimizando ruídos e dando eficiência e clareza a todos os processos. Além, claro, de dar abertura para que os envolvidos sintam-se à vontade para opinar, questionar e também desabafar.
4 – Trabalho em grupo
Fomentar o sentimento de equipe, colaborativo e soluções conjuntas de problemas, tanto nos processos entre os profissionais da escola quanto na rotina dos alunos, é fundamental para o funcionamento da instituição de ensino. Também na concepção de atividades interdisciplinares, capazes de mostrar para os estudantes que o conhecimento é intercambiável, desenvolvendo competências essenciais para uma formação completa e em sintonia com as melhores práticas pedagógicas do mundo.